Slide Background

TRANSFORME AGORA
SEU FUTURO

Venha estudar conosco.

de desconto para

bolsas de estudo

na sua graduação.

Slide Background

QUALIDADE DE ENSINO
GARANTIDA!

Venha estudar conosco.

Mais informações:

(31) 3817-1712 / pontenova@unipac.br

Slide Background

FAZER FUPAC É A
SUA MELHOR ESCOLHA!

Conheça todos os nossos cursos.

Regulamento Geral da Ouvidoria

CAPÍTULO I
 
DA OUVIDORIA
 
Art. 1º - O presente Regulamento estabelece as diretrizes, estratégias, objetivos e responsabilidades para o funcionamento e a gestão das atividades desenvolvidas pelo serviço de Ouvidoria da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova.
 
Art. 2º - O serviço de Ouvidoria da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova é atividade diretamente responsável pelo aperfeiçoamento do serviço institucional junto aos segmentos da sociedade civil e aos diversos setores da instituição.
 
Art. 3º - São objetivos da Ouvidoria:
 
  1. Receber e dar o devido encaminhamento às reclamações, às críticas, às sugestões, aos elogios ou às demais contribuições que lhe forem dirigidas por membro da comunidade acadêmica ou da comunidade externa;
  2. Analisar as informações, reclamações e sugestões recebidas, encaminhando o resultado de sua análise aos setores competentes;
  3. Sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição; e
  4. Reunir informações sobre diversos aspectos da instituição, com o fim de contribuir para a gestão institucional.
 
CAPÍTULO II
 
DO CARGO DE OUVIDOR E DE SUAS ATRIBUIÇÕES
 
Art. 4º - O cargo de Ouvidor e a própria Ouvidoria estão ligados às direções administrativa e pedagógica ou funcionário de representatividade na IES.
 
Art. 5º - O Ouvidor age de acordo com as seguintes prerrogativas:
 
  1. Facilitar e simplificar ao máximo o acesso do usuário ao serviço de Ouvidoria;
  2. Atuar na prevenção de conflitos;
  3. Atender as pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento;
  4. Agir com integridade, transparência e imparcialidade;
  5. Resguardar o sigilo das informações; e
  6. Promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho.
 
​Art. 6º - O Ouvidor tem as seguintes atribuições:
 
  1. Receber demandas – reclamações, sugestões, consultas ou elogios – provenientes tanto de pessoas da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa;
  2. Encaminhar aos setores envolvidos as solicitações para que possam:
    1. No caso de reclamações: explicar o fato, corrigí-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro;
    2. No caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção;
    3. No caso de consultas: responder às questões dos solicitantes; e
    4. No caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e admirados do trabalho;
  3. Transmitir aos solicitantes, no prazo máximo de dez dias úteis, contados do recebimento da resposta do reclamado, as posições dos setores envolvidos;
  4. Registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários;
  5. Sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição; e
  6. Encaminhar novamente a sugestão, quando a mesma tiver sido acolhida pelas instâncias administrativas, porém, por alguma razão, ainda não realizada.
 
CAPÍTULO III
 
DOS REQUISITOS PARA O CARGO DE OUVIDOR
 
Art. 7º - O cargo de Ouvidor exige os seguintes requisitos:
 
  1. Ter curso superior completo;
  2. Possuir capacidade para assumir as funções previstas, envolvendo responsabilidade, discrição e organização;
  3. Ter desenvoltura para se comunicar, tanto com a comunidade acadêmica, quanto, com a comunidade externa; e
  4. Ser sensível para compreender os problemas dos solicitantes e, ao mesmo tempo, as limitações institucionais e/ou legais.
 
​CAPÍTULO IV
 
DO ATENDIMENTO
 
Art. 8º - Na Ouvidoria, as pessoas são atendidas por e-mail, através do site: ouvidoriafupacpontenova@gmail.com ou por formulário próprio a ser preenchido na IES ou outros mecanismos que a IES ainda vier a disponibilizar.
 
CAPÍTULO V
 
DOS USUÁRIOS
 
Art. 9º - A Ouvidoria pode ser utilizada por:
 
  1. Estudantes da Faculdade;
  2. Funcionários técnico-administrativos da Faculdade;
  3. Funcionários docentes da Faculdade;
  4. Pessoas da comunidade local e regional.

Parágrafo único: A Ouvidoria não atende a solicitações anônimas, garantindo, no entanto, o sigilo sobre o nome e os dados pessoais dos usuários.

 
CAPÍTULO VI
 
DAS CATEGORIAS DE DEMANDA
 
Art. 10 - A Ouvidoria recebe:
 
  1. Reclamações dos serviços prestados pela Faculdade;
  2. Sugestões, com alternativas para melhorar os serviços prestados pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova;
  3. Consultas, em que o solicitante pode obter variadas informações; e
  4. Elogios a funcionários técnico-administrativos e/ou docentes, serviços, instalações e outros aspectos que considere eficientes na Faculdade.
 
CAPÍTULO VII
 
DA DOCUMENTAÇÃO
 
Art. 11 - Todas as solicitações à Ouvidoria são documentadas em ordem cronológica, em cujo registro deve constar:
 
  1. Data do recebimento da demanda;
  2. Data da resposta;
  3. Nome do solicitante;
  4. Endereço/telefone/e-mail do solicitante;
  5. Proveniência da demanda – estudante, funcionário técnico-administrativo, docente ou comunidade;
  6. Tipo de demanda – reclamação, sugestão, consulta ou elogio;
  7. Situação apresentada; e
  8. Resposta.
               
CAPÍTULO VIII
 
DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Art. 12 - Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação, revogando-se as disposições em contrário.

Voltar