Slide Background

TRANSFORME AGORA
SEU FUTURO

Venha estudar conosco.

de desconto para

bolsas de estudo

na sua graduação.

Slide Background

QUALIDADE DE ENSINO
GARANTIDA!

Venha estudar conosco.

Mais informações:

(31) 3817-1712 / pontenova@unipac.br

Slide Background

FAZER FUPAC É A
SUA MELHOR ESCOLHA!

Conheça todos os nossos cursos.
Engenharia de Produção

Engenharia de Produção

Apresentação

A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO é essencial em empreendimentos de quase todos os setores. Cabe a ela gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade.
 
Ao associar conhecimentos de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia o engenheiro de produção é capaz de propor procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.
 
Assim, o profissional cuida do planejamento da linha de produção, seu controle, os sistemas de abastecimento, a qualidade do produto, a produtividade e a rentabilidade do sistema, a gestão de custos do processo produtivo e o dimensionamento dos recursos humanos necessários para a produção.
 
Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.
 
A necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção industrial iniciou, a partir do século XIX, o desenvolvimento da Engenharia de Produção. Embora sua origem como área de engenharia tenha ocorrido na Engenharia Mecânica, foi observado na década de 70 que os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção avançaram, tornando-se independentes de qualquer área tecnológica, sendo hoje aplicados a todas as engenharias. 
 
Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da Matemática, Física, Ciências Humanas e Sociais, conjuntamente com os Princípios e Métodos de Análise e Projeto da Engenharia.
 
A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para as dimensões do produto e do sistema produtivo, veicula-se fortemente com as ideias de projetar produtos, viabilizar produtos, projetar sistemas produtivos, viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada pela Engenharia de Produção, são fundamentais para a elevação da competitividade do país.

Voltar