Slide Background

Notícias

Curso de Administração da Fupac Ponte Nova recebe conceito 4 no Enade e no IDD pela segunda vez

Imagem Principal

Pela segunda Vez consecutiva o curso de Administração da Fupac Ponte Nova obteve o conceito 4 no Enade e no IDD conferindo ao curso o status de melhor curso da região entre as privadas e no mesmo nível que as públicas da região.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade visa a avaliar a qualidade das graduações e o modo como os cursos funcionam nas Instituições de Ensino Superior do Brasil (IES). Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5, e, à medida que esse valor aumenta, melhor terá sido o desempenho dos alunos no exame. Como o curso de Administração obteve o conceito 4, isso mostra que o desempenho dos alunos do curso está bem próximo do conceito máximo conferido no exame.

Já o IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado) é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele, considerando o perfil de seus estudantes. Nesse sentido, o curso de Administração mais uma vez se destaca, já que o desempenho obtido pelos alunos do curso está acima da média de desempenho observada pelos demais alunos a nível nacional.

Segundo o Coordenador do curso, professor Wellerson David Viana “conhecendo e avaliando o índice obtido pelo curso de uma instituição você consegue refletir sobre a qualidade da formação que ela oferece aos alunos. Estudantes que frequentem um curso qualificado com certeza terão resultados melhores no ENADE. Assim, o índice conquistado diz muito sobre o currículo da instituição e sobre a capacitação recebida pelos alunos. Por isso, antes de decidir onde estudar é fundamental conhecer a nota que a instituição obteve no exame”.

Ainda segundo o coordenador, a nota do ENADE também oferece informações sobre a qualificação do corpo docente. Afinal, vão obter boas notas no exame os estudantes que têm contato com professores competentes que compartilham todos os conhecimentos relevantes para determinada prática profissional.

Conclui o Coordenador que “avaliando o resultado do exame você pode comparar as faculdades e fazer uma escolha mais consciente. Instituições que conseguem notas mais altas oferecem uma estrutura de ensino mais adequada, têm um currículo mais completo e são mais atenciosas com os estudantes. Dessa forma, você tem a certeza de que os alunos dessa Instituição estão mais satisfeitos com o ensino e, portanto, têm mais chances de empregabilidade”.

 

 


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Voltar